quarta-feira, 26 de julho de 2017

5 dicas para uma campanha de email marketing eficiente

Uma campanha publicitária, em qualquer uma de suas infinitas formas, deve ser estudada de maneira criteriosa para ser eficiente. O uso do email marketing não foge a essa regra. Assim como todas as outras formas de divulgação de uma marca e seu produto ou serviço o envio de email marketing precisa ser trabalhado com critério e seriedade para que a empresa atinja seu objetivo. Por isso vamos dar, nesse post, cinco dicas para que sua campanha baseada em email marketing seja um sucesso.

1 – Selecione seu público: comprar base de emails ou mailing para disparar email marketing é uma grande armadilha. Afinal, você nunca sabe se seu email será enviado diretamente para a caixa de spam ou se sua marca ficará mal vista por enviar informações de forma inconveniente. As listas de emails compradas vão vir com centenas ou milhares de endereços eletrônicos, mas de forma randômica, o que não vai garantir sucesso. Portanto faça, dentro do seu site, seu próprio mailing, onde seus potenciais clientes peçam para receber as informações através de um breve registro em formulário ou processo de compra. É sempre mais fácil atingir quem está previamente disposto a consumir sua marca.

2 – Capriche no design: uma campanha de email marketing chamativa e bem preparada por uma equipe de comunicação e design sempre significa uma atenção a mais do consumidor. Emails produzidos de forma leve e, ao mesmo tempo, esteticamente positiva tem mais possibilidade de ganhar o consumidor a primeira vista do que um email feito de forma amadora.

3 – Priorize informações: nada de colocar todos os seus produtos e serviços em um só email marketing. Estude a natureza do seu negócio e veja o que é mais pertinente para cada vez que você envia uma propaganda eletrônica. Empresas que divulgam apenas um serviço (como escritórios de advocacia e imobiliárias, por exemplo) devem inovar a cada email marketing – e, aí, é caprichar no conteúdo. Já empresas que comercializam vários produtos ou serviços, como confecções, lojas de informática ou restaurantes podem fazer emails marketing de acordo com o que está bombando em cada mês ou estação do ano.

4 – Cheque a usabilidade: nada de enviar um email marketing sem se certificar de que todos os links estão corretamente direcionados ou se o email vai realmente abrir no corpo da mensagem – não há nada mais chato que ter que clicar em diversos locais para ver as promoções que nem sabemos se vão nos interessar. Antes de realizar o envio de email marketing veja se está tudo certo quanto ao seu material de divulgação.

5 – Estude a frequência de envio: jamais, em tempo algum, envie mais de um email marketing por dia. O certo é alternar em semanas ou até uma vez por mês para não cair na rotina e muito menos na caixa de spam. O pior inimigo do sucesso do email marketing é quando essa ferramenta se torna invasiva e abusiva. E, já que é assim, melhor pecar pela ausência do que pelo excesso. Fora que um bom email marketing, na hora certa, pode ser surpreendente. O melhor jeito da empresa resguardar seu nome e sua marca é estar atento ao timing dos seus potenciais clientes.

Com essas 5 dicas básicas para uma campanha de email marketing, sua empresa, com certeza, sentirá o gosto do sucesso que essa estratégia de marketing digital pode lhe oferecer. Não menospreze a força do email marketing e faça agora mesmo uma campanha seguindo as diretrizes básicas e atinja o sucesso para o seu negócio.

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